domingo, 7 de fevereiro de 2010

FÉCULA DE ARARUTA E FARINHA DA FIBRA DA ARARUTA

Estou me dedicando a produzir um novo produto da raiz da araruta: FARINHA DA FIBRA DA ARARUTA. O que se tem normalmente é a goma ou fécula da araruta, ainda não vi a farinha da fibra da raiz da araruta. Vou explicar como leigo.
Araruta é uma batata branca que quando moída ou triturada e lavada, solta uma goma branca, que ao decantar é secada, desidratada e peneirada, aí temos a fécula. Sá que de um saco desses de 25 quilos de ração, por exemplo, cheio de batata de araruta extrai-se por volta de uns 5 quilos de goma, o resto vai jogado fora. E de que se constitui este “resto”? de fibra. Deve haver alguma utilidade para esta fibra. Daí foi que veio a idéia de produzir a farinha desta fibra.
A primeira experiência está sendo boa, produzi uma pequena amostra e dela fiz um pouco de mingau e nós tomamos aqui em casa. Até as crianças gostaram, posto que foi um sucesso entre os adultos. É como se fosse mingau de aveia, sendo fino. Vou presentear a algumas pessoas da família para fazer o teste e vou leva-la para o curso de nutrição da UECE – UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, para experimentar. Se der certo, no segundo semestre pretendo produzir e colocar à venda. Acredito que o preço desta farinha vá ser uns 30% mais barato que o da fécula, que também pretendo iniciar uma pequena produção, pois já tenho alguns pedidos e não tenho produção para atendê-los, o que está me forçando a faze-lo a partir da próxima safra. Mesmo assim, depois do carnaval, tenho alguns quilos desta farinha para colocar à disposição de quem queira experimenta-la a preço de custo.
Que vocês acham desta idéia.

Por Artur Pinheiro
nossos e-mails: instituto.calumbi@yahoo.com.br e arturpin@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário